No mercado é possível encontrarmos muitos tipos de chaminé, como em tijolos, alvenaria, metal, pré-fabricadas e outros. Mas, será que todos eles funcionam da mesma forma? E quais as indicações de cada um?
Independentemente do tipo, a função primordial é sempre realizar o transporte de gases e outros resíduos provenientes da queima da madeira para fora da morada.
Porém, cada tipo de material e de chaminé poderá ser mais indicado em determinada situação. Veja quais são os tipos de existentes no mercado e encontre a melhor opção para si.
De que maneira funciona uma chaminé?
Antes de escolher um tipo de chaminé é importante que você compreenda de que maneira estas funcionam. Embora os materiais diferentes possam produzir pequenas variações, o esquema de funcionamento é o mesmo para todas elas. Se procura um serviço de limpeza de chaminés na zona de Lisboa, Benfica, Oeiras, Odivelas, Loures, Estoril, Cascais ou qualquer outra, fale connosco!
O princípio básico de funcionamento de uma chaminé é o que chamamos de corrente ascendente, ou seja, um fluxo de ar que sobe debaixo para cima e é criado devido a alteração de pressão.
Esta diferença de pressão é gerada no interior da chaminé, já que ela é vedada em relação ao ar exterior. Como esta é construída de forma vertical, o ar é forçado a passar através dela. O principal fator de funcionamento é que a mesma deverá estar selada do lado de fora ao longo da ascensão. Caso existam quebras ou fissuras na chaminé, o ar exterior poderá entrar e a humidade não será muito forte.
Além da corrente de ascensão, outros itens influenciam o bom funcionamento de uma chaminé, como o tamanho e a altura da mesma. É imprescindível que ela seja dimensionada de acordo com o exterior, de modo que o volume de ar necessário para a combustão do material possa ser transportado de forma rápida para o exterior.
Quanto maior for a sua chaminé, mais rápido será esse processo. Além disso, o tamanho também interfere na resistência ao fluxo de ar. Por isso, chaminés com sujidades ou entupidas podem criar pequenas perturbações que impedem o fluxo adequado de ar.
Você também já deve ter notado que todas as chaminés se projetam a uma certa distância acima do telhado, não é mesmo? Isso é fundamental para que ventos não criem um fluxo reverso da exaustão. Por exemplo, quando a chaminé não é construída de maneira adequada, é possível notar uma pequena corrente descendente que pode aparecer como uma fumaça na frente da abertura de um fogão a lenha ou uma lareira.
info@achamine.com.pt
38.761740, -9.110877
919957427
AChamine.com.pt
Deixe um comentário