As tampas para chaminés são muito úteis, porque permitem melhorar o fluxo de ar dentro da chaminé, reter o calor produzido na sua casa ou ainda impedir que os ventos atinjam a sua lareira, por exemplo.
Na verdade, este último item pode ser muito frequente e atrapalhar o aquecimento das residências, tornando a sensação térmica desconfortável na sua casa. Se você tem enfrentado esse problema, entenda o porquê dele acontecer e como resolvê-lo.
O sopro de vento nas lareiras e as tampas para chaminés
Em geral, o retorno de fumaça acontece devido aos ventos que se desviam em edifícios ou árvores mais altas, dirigindo-se a sua chaminé. Locais com montanhas ou colinas também podem sofrer com o problema.
A corrente descendente induzida pelo vento faz com que a fumaça sopre para fora da sua lareira ou do fogão a lenha, o que pode dificultar acender o fogo, por exemplo, ou até mesmo apaga-lo.
Hoje, no mercado, você pode encontrar tampas projetadas exclusivamente para deter este tipo de problema. Para entende-lo melhor, no entanto, é preciso saber o método de funcionamento de uma tampa de chaminé.
Tampas para chaminés: de que modo funcionam?
A tampa da sua chaminé é de suma importância, porque, quando bem instalada, ela previne que chuva e neve adentre pelos tubos, além de parar o vento de soprar de maneira indevida em sua casa.
Contudo, se o problema de corrente de ar for grave, pode ser necessário consultar um especialista para que ele instale um tampão defletor de correntes. Algumas tampas vendidas no mercado possuem um sistema de chicanas com grandes bandas de metal que se curvam sobre o topo da chaminé e redirecionam o vento.
Além disso, uma boa tampa ainda pode aumentar a corrente ascendente da chaminé, de modo a melhorar o desempenho dos equipamentos como o fogão à lenha ou a lareira.
Por agora, ficamos por aqui, esperamos que tenha gostado.
Deixe um comentário