Nesta série de postagens, estamos a falar sobre a importância das tampas para chaminés domésticas e a melhor maneira de encontrar a ideal para si. Se você perdeu o primeiro artigo, pode conferi-lo aqui.
De que material são feitos as tampas para chaminés?
As tampas podem ser produzidas de muitos tipos de materiais, sendo principalmente o cobre e o aço inoxidável, que são mais duráveis.
Muitas vezes, elas podem possuir uma malha de tela que impedem a entrada de animais como esquilos, guaxinins, pássaros, ratos e outros roedores.
Nas chaminés de alvenaria, é possível que as tampas sejam feitas de tijolos, concreto ou pedra. Já as chaminés embutidas de fábrica, em geral, possuem uma tampa incorporada ao seu design.
Qual a importância das tampas para chaminés?
As tampas são fundamentais para a prevenção de correntes de ar indevida que dificultam acender e manter os fogos de lareiras e fogões à lenha.
Além disso, elas ainda são capazes de aumentar a eficiência destes aparelhos, impedir a entrada de animais e manter a chuva e a neve fora da sua chaminé, diminuindo, sensivelmente, a humidade nos tubos que podem danificar o seu sistema, além, é claro, de melhorar a segurança da sua chaminé.
Quais são os tipos de tampas para chaminés mais comuns?
Como dissemos, existem muitos tipos de tampas que estão relacionadas às suas necessidades e também as características de construção da sua chaminé. As tampas mais comuns são:
- Tampa resistente ao vento: o vento a soprar ao redor da tampa pode criar um vácuo parcial, capaz de puxar os gases de combustão pela chaminé e fazer com que os gases e a fumaça entrem na sua casa. Por isso, este tipo de tampa é muito utilizada quando se está a enfrentar problemas com ventos. Em chaminés quadradas ou retangulares, pode ser necessário o uso de um adaptador durante a instalação.
- Projeto de Mestre: é uma tampa que dispõe de passagens para lidar com os ventos verticais, proporcionando, dessa forma, que o ar no interior da chaminé se mova para cima em direção a abertura.
- Direcionamento do vento: é um modelo que gira de acordo com o vento e cria um vácuo parcial em combustão, fazendo com que o vento não retorne para dentro do fogão ou da lareira.
- Direcionador de vento: é uma tampa menor e muito usada em lareiras à gás, esquentadores de água e outros aparelhos a gás. Porém, ela não é adequada para chaminés com fumaça mais pesada.
Deixe um comentário