As tampas para as chaminés são itens indispensáveis para manter a segurança da sua morada e também o bom funcionamento do sistema. Contudo, muitas pessoas têm dúvidas sobre esse assunto. Por isso, montamos uma série de textos com dicas importantes.
Em nosso primeiro artigo, nós lhe dissemos sobre os tipos de tampas mais usados, e no segundo nós lhe ensinamos a instalá-las. Hoje, vamos falar sobre a importância dos forros para as chaminés.
Apesar das nossas dicas, lembre-se que, caso não sinta-se seguro, é fundamental buscar auxílio de uma equipa técnica treinada e capaz de tornar a sua chaminé muito mais segura. Por isso, busque sempre uma empresa séria e que tenha experiência no setor.
Forros para chaminés
O forro de chaminé é indicado para residências que possuem lareira a lenha, a gás ou a pallet de madeira. Eles são uma necessidade, pois a fumaça grossa produzida pela combustão destes itens poderá ficar grudada nas paredes da sua chaminé, caso você não disponha de um forro, aumentando o risco de incêndios. Para instalar um forro de chaminé, siga os seguintes passos:
- Inicie realizando uma inspeção da sua chaminé com uma fonte de luz em corda ou uma microcâmara de inspeção e busque por curvas ou outras restrições que possam interferir na instalação do forro.
- Estipule o diâmetro correto do seu forro. Para os fogões a lenha, utilize o manual do fabricante e para uma lareira com entrada larga para o combustível, busque por gráficos na internet ou uma calculadora específica.
- Meça o comprimento a partir do topo da coroa da chaminé até a área do fundo. Garanta forro suficiente adicionando 30.5 cm a essa medida.
- Na hora de comprar, opte por forros flexíveis, feitos com aço inoxidável e de um bom fornecedor. Além disso, o forro deverá vir com um kit com todas as peças necessárias para a instalação.
- Retire todo o revestimento da embalagem e endireite-o sobre uma superfície plana. Depois, engate o conector inferior na parte inferior do forro e fixe uma braçadeira na conexão utilizando uma chave inglesa.
- Opte por uma manta de isolamento ou um isolamento aplicado, sendo que, caso haja mais de 5cm de folga entre a chaminé e o forro em todos os lados, o mais indicado é uma manta de isolamento. Caso esta seja a sua escolha, meça a circunferência do terminal do conector inferior e multiplique por 3.14. Adicione 2.5cm para garantir ter o suficiente.
- Corte a manta de isolamento do seu kit na medida calculada.
- Coloque o isolamento cortado no chão com o lado aluminizado para baixo e, então, centralize o forro na parte superior e enrole-o na instalação. Conforme puxar o isolamento para fechá-lo, deixe um mínimo de 2.5cm de sobreposição, para que você possa prendê-lo com fita adesiva.
- Cole com cola spray o isolamento conforme for enrolando-o no forro.
- Prenda a emenda com um pedaço longo e ininterrupto de fita adesiva de alumínio, de modo a completar a camada de isolamento.
- Desenrole a malha de arame do kit e cubra todo o forro, incluindo o conector inferior.
- Para manter a malha no lugar, prenda as braçadeiras de mangueira em uma extremidade do forro. Do outro lado, puxe a malha e estique-a sobre o forro. Então, aperte as braçadeiras restantes nessa ponta e certifique de que a malha de arame está apertada. Corte com uma tesoura a lata para remover toda a malha que prender sobre o forro.
- Verifique as instruções específicas do fornecedor sobre como puxar o forro pela chaminé.
- Prenda a corda do kit de instalação no cone ou no conector inferior, de acordo com o que manda o manual.
- Suba até o telhado e fique perto da chaminé enquanto outra pessoa fica no nível do solo para te enviar o forro. Então, ela deverá retornar para o fundo da chaminé e ajudá-lo no processo de instalação.
- Posicione o conector na abertura da chaminé no telhado e certifique-se de que está centralizado. Guie lentamente o forro para baixo.
- A instalação estará concluída quando o conector inferior atingir a posição adequada para a altura da chaminé. Conclua fazendo a selagem da coroa da chaminé, prendendo a braçadeira de conexão ao redor do forro e colocando a tampa sobre o colarinho da placa superior.
Por agora, ficamos por aqui, esperamos que tenha gostado.
Deixe um comentário